23 de agosto de 2019
Viajar com Crianças: Conheça os Principais Mitos Sobre o Assunto
Por:
Quero Passagem

Viajar com crianças é um dos passatempos mais divertidos para se fazer em família. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é possível desfrutar de momentos agradáveis, tranquilos e inesquecíveis.
Com planejamento, organização e paciência, a experiência se torna um aprendizado para todos os integrantes da família, principalmente para os pequenos.
Pensando nisso, resolvemos separar 7 mitos sobre viajar com crianças. Confira!
Mitos X Verdades
1. Viajar com Crianças é mais Complicado
Independente da quantidade e da faixa etária das pessoas, viajar pode ser algo muito simples, basta ter planejamento.
Antes de realizar uma viagem com crianças é preciso escolher o destino antecipadamente, reservar um orçamento específico, programar um roteiro e separar toda a documentação necessária. Essas etapas fazem parte de praticamente todas as viagens, com ou sem crianças.
Portanto, o primeiro passo é encarar a viagem com as crianças com leveza, assim você deixa o sonho de viajar em família se tornar uma diversão para todos.
2. O Destino Precisa ter Atrações Infantis

Engana-se quem pensa que viajar com crianças é sinônimo de ir à Disney ou conhecer destinos com temáticas infantis. O mundo é repleto de lugares interessantes, diferentes e inusitados, garantindo sempre as melhores surpresas para todos os membros da família.
Além disso, a criança passa a ter uma nova visão sobre as outras pessoas, povos, culturas, tradições e maneiras de se relacionar com a natureza, ampliando seu universo interior.
Qualquer lugar no mundo pode ser interessante para as crianças, basta incluir brincadeiras e muito bom humor no roteiro de viagens.
>> Leia também: Dicas para Viagem de Ônibus com Crianças e Adolescentes
3. A Viagem não Pode Ser Longa
O planejamento é a base para organizar todos os tipos de viagem, desde a mais curta, até a mais longa.
Então, não se prenda à ideia de realizar viagens que durem apenas um final de semana. Lembre-se que é possível viajar com crianças por um mês ou até mais, dependendo da disponibilidade da família.
4. O Destino Precisa Ser Próximo
É possível driblar com criatividade as horas a mais dentro do ônibus ou avião, você só precisa pensar na dinâmica do tempo e em como entreter os pequenos.
Separe objetos que sejam divertidos, como brinquedos, revistinhas, jogos e desenhos. Lanchinhos também garantem o bom humor da garotada, você pode montar um kit com frutas, água, sucos e sanduíches naturais.
Caso a viagem seja de ônibus, a escolha do modelo é essencial para trazer mais conforto e tranquilidade. Você pode optar por ônibus tipo leito, que possuem mais espaço e costumam oferecer mantas e travesseiros.
5. As Crianças não Irão se Lembrar da Viagem
Assim como os adultos, as crianças podem não se lembrar de tudo o que aconteceu durante a viagem. Mas, com certeza, esse será um momento inesquecível na vida delas, repleto de aprendizados e descobertas.
Conhecer novos lugares é uma maneira de abrir os olhos para diferentes situações no mundo. Assim, é possível criar memórias afetivas, que contribuem para o desenvolvimento e para criar vínculos familiares cada vez mais fortes.
6. Viajar com Crianças é Muito Caro
As despesas de uma viagem aumentam conforme o número de viajantes, mas com organização é possível economizar bastante nesse quesito.
Uma dica indispensável é pesquisar por passagens aéreas com antecedência, já que pode conseguir encontrar tarifas melhores em trechos nacionais e até internacionais.
A pesquisa com antecedência também é válida para a hospedagem, que costuma ter diárias com preços variados, dependendo do modelo. Você pode escolher entre hotéis, pousadas, chalés, hostels, apartamentos particulares e muito mais, basta definir a opção que mais combina com a sua família.
Outro ponto importante para quem vai viajar com crianças é o valor da passagem rodoviária e aérea. No caso dos ônibus, crianças de até 6 anos de idade não pagam passagem, desde que não ocupem poltronas, sendo levadas no colo do responsável.
Em aviões, a gratuidade da passagem é aplicada para bebês até 2 anos de idade. Para crianças de até 12 anos incompletos, é possível comprar passagens com descontos. Mas, atente-se às regras caso a sua passagem tenha sido adquirida em uma promoção.
Preparada para começar o planejamento da sua aventura em família? No site da Quero Passagem você pode encontrar as melhores ofertas de passagens de ônibus e avião para todo o país!
Imagens: Pexels (Susanne Jutzeler; Josh Willink; Đàm Tướng Quân).
Veja também: