12 de março de 2019
Medo de Avião? Conheça Algumas Dicas para Superar e Fazer uma Boa Viagem
Por:
Quero Passagem
Você sabia que três a cada quatro brasileiros têm medo de avião, segundo pesquisa do IBOPE, realizada em 2007? São várias as razões, mas nem por isso você precisa abandonar todos os seus planos e sonhos com a intenção de manter a “segurança” em terra.
O medo de viajar de avião é nada mais que um mecanismo de defesa do cérebro para nos livrar de potenciais perigos. Por conta disso, a mente nos prega a peça de intensificar memórias negativas, antecipando possíveis riscos.
Mas não se preocupe! Para ajudar a mudar essa realidade, preparamos algumas dicas para quem tem medo de avião. Confira! :)
1 - Conheça os motivos da sua ansiedade
O primeiro passo para perder o medo de viajar de avião é conhecer a raiz do problema. Para isso, indicamos que, antes de tudo, você identifique os gatilhos que acionam seus medos e ansiedades.
Aprender e entender o que lhe causa nervosismo torna mais fácil superar qualquer trauma.
2 - Estude sobre aviões e aviação
Os medos prosperam quando não temos informações suficientes sobre algum assunto específico, não é mesmo? Por isso, familiarizar-se com assuntos sobre aviação pode esclarecer muitas ideias equivocadas que alimentamos em nossa mente.
Saber mais sobre isso pode não eliminar sua ansiedade de imediato, mas certamente ajudará a diminuir a aflição na hora de voar.
3 - Chegue ao aeroporto com antecedência
Evitar problemas antes da viagem também pode ajudar a diminuir sua ansiedade na hora de voar. Aproveite para andar pelo terminal e se ambientar com o clima da viagem, distraindo-se em lugares como lojas e cafés.
Além disso, uma boa dica é observar com calma os demais passageiros. Enxergar a tranquilidade de terceiros pode ser inspirador para se acalmar também.

4 - Busque poltronas no corredor do avião
Além de evitar a vista da janela, escolher poltronas no corredor do avião pode ser ótimo para esticar as pernas e levantar para dar uma volta com mais facilidade.
5 - Converse com os comissários de bordo
Conversar e falar sobre seus medos para os membros da tripulação pode ser uma ótima ideia durante o voo. No geral, todos são treinados para lidar com essas situações e costumam ser bastante atenciosos.
E, caso você se assuste com algo durante a viagem, certamente eles são os mais indicados para esclarecer que não há nada de errado ou que a tripulação está altamente treinada para lidar com qualquer anormalidade.
6 - Busque atividades que te distraiam
Uma das melhores opções para se distrair durante o voo é ter alguém para conversar. Caso não esteja acompanhado, observe se a pessoa ao seu lado parece ser receptiva e busque puxar assunto, mas sem ser invasivo. Explicar seu medo também é uma opção, assim pode ser que ela queira te ajudar.
Outras boas opções para se distrair e não pensar no voo são ler um livro que lhe interesse, ouvir músicas relaxantes ou jogar jogos no celular. Há também a boa e velha dica de jogar cruzadinha, pois ela mantém as pessoas bem concentradas.
>> Leia também: Guia Básico para Quem vai Viajar de Avião pela Primeira Vez
7 - Fique longe de bebidas alcoólicas
Engana-se quem pensa que ingerir bebidas alcoólicas é uma boa ideia para perder o medo durante o voo. Muito pelo contrário: a pressão do ar dentro do avião acelera os efeitos do álcool.
Somado ao nervosismo do momento, isso poderá fazer com que sua insegurança aumente, tornando ainda mais difícil manter a tranquilidade durante o voo.

Afinal, Quão Seguro é Viajar de Avião?
Sem levar em conta o elevador, primeiro colocado da lista, o avião é o meio de transporte mais seguro do planeta. Compreender que existe um enorme planejamento por trás do que acontece pode diminuir bastante seu medo.
Esclareça seus questionamentos e fique cada vez mais confiante quanto à capacidade e segurança de uma aeronave.
Turbulências Podem Trazer Risco para o Voo?

Uma das grandes dúvidas de quem tem medo de viajar de avião é sobre como as turbulências durante um voo podem afetar uma aeronave.
Pode ficar tranquilo: segundo Patrick Smith, piloto e blogueiro de viagens, as turbulências não afetam em nada a segurança de uma viagem aérea.
Os aviões são feitos e programados para suportá-las, mas de qualquer maneira, os pilotos fazem questão de sair de uma turbulência o quanto antes possível, exatamente para acalmar os passageiros e evitar que bebidas ou outros objetos caiam no chão.
Se ainda assim você prefere evitar a sensação do avião tremendo, busque um assento próximo às asas, pois é onde a aeronave fica mais estável.
E aí, está pronto para viajar de avião? Aproveite e busque suas passagens aéreas no site da Quero Passagem!
Imagens: Pexels (Vitoria Jame), Pexels (Johannes Rapprich), Pexels (Longxiang Qian).
Veja também: