
Uma pesquisa de satisfação popular sobre
ônibus de viagens realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas com 700 moradores da cidade de Curitiba no Paraná revelou que a maior parte da população considera o coletivo como o principal solução para melhorar o trânsito na cidade. Apesar de hoje em dia o transporte coletivo ajudar pouco contra os problemas de trânsito existentes na cidade, mais de 80% dos entrevistados avaliam que apenas os
ônibus rodoviários é que podem melhorar a qualidade de vida e o fluxo no trânsito de Curitiba. O que os moradores e passageiros de ônibus mais querem são os projetos de infraestrutura no setor rodoviário. Segundo o levantamento do Instituto de Pesquisa Paraná, para eles os órgãos competentes devem ampliar o número de linhas e corredores de veículos coletivos, e aumentar também a frota de
ônibus interurbanos que possuem maior capacidade de lotação, como é o caso dos articulados e biarticulados.
Não é atoa que a maioria sabe da importância de se ter um serviço de transporte coletivo com qualidade, afinal a cidade é pioneira na instalação dos mais modernos sistemas de locomoção de ônibus, como é o caso do Bus Rapid Transit, responsáveis pela integração da metrópole com outras regiões mais afastadas da cidade. Os BRTs possuem estações para embarque com excelentes plataformas, o que proporcionam conforto para os passageiros do local. Até hoje, Curitiba tem aproximadamente 80 quilômetros de caminho pelos corredores exclusivos para os coletivos de cidade e a região Metropolitana do Paraná. A cidade deve ganhar ainda mais espaço nos corredores com a chegada da Linha Verde, uma faixa com capacidade para veículos de carga, com espaços maiores que permitem ultrapassagens. Até paisagismo com canteiros de flores e árvores, espaços para ciclovias e pistas de caminhadas são construídos aos arredores dos corredores de Curitiba. Mesmo com atrasos nas construções, até a Copa do Mundo de 2014 haverá uma nova expansão na linha Verde que faz a ligação do Terminal Pinheirinho ao Atuba, para o Contorno Sul da Cidade.
Depois de duplicar a rodovia, a prefeitura também estuda a possibilidade de continuar o corredor da BR 116, onde faz a ligação com uma cidade vizinha. O modelo dos corredores é tão moderno e bem sucedido que até hoje já foi exemplo de vários outros países com sistemas de trânsito parecido com o do Brasil, como o Transmilênio, na Colômbia, e o Transantiago, no Chile, que também roubaram a ideia do Corredor Metropolitano ABD de São Paulo. Ele liga as zonas Sul e Leste da capital até outras cidades do ABC Paulista, com os bondes, ou seja, ônibus elétricos, que não poluem o ambiente. Em relação aos dados da pesquisa, o que mais anima é que o cidadão mostrar estar disposto a abrir mão do carro se houver melhorias nos espaços e qualificação nos serviços prestados pelas
rodoviárias de ônibus. A pesquisa também mostra que o curitibano está feliz com a cidade porque existem importantes avanços no transporte, mas mesmo assim mostra o quanto se faz necessários novos investimentos neste setor.